quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Caro Papai Noel,


Sei lá porque estou escrevendo, daqui a 4 dias faço 16 anos, logo acho que estou bem grandinha para me prestar a esse papel, mas mesmo assim não perdi as esperanças.
Vai chegando essa época do ano e a gente lembra que daqui a mais ou menos um mês Jesus nasce novamente e aí vai ser natal. Nossos corações se enchem de esperanças, de bons sentimentos (ou não) quando nos lembramos disso, até porquê a mídia não nos deixa esquecer do natal, na sessão da tarde já começaram a passar aqueles filmes natalinos que todos os anos se repetem, as lojas investem em propagandas porquê é uma das épocas em que o comércio mais lucra, mas enfim...
Eu sei, querido Papai Noel, que o senhor é responsável pela felicidade material das crianças, quer apenas dar presentes. Eu não sou criança nem quero a boneca da Barbie, mas gostaria de fazer alguns pedidos se é que ainda dá tempo.
Como o senhor pode ver esse ano eu me alimentei super bem e fiz mais da metade dos deveres de casa, minha nota em biologia subiu consideravelmente!! Sei que ultimamente não tenho sido muito obediente com meus pais mas já, já eu peço desculpas.
Mas enfim, chega de embromar. Sabe, Papai Noel, nesses últimos dias eu tenho notado como o mundo real é difícil e chato. Tem tanta gente diferente convive com a gente! Sabe, gente de todo tipo, que pensa diferente, se veste diferente, que tem costumes diferentes, fala diferente, gente de outras religiões, de outros colégios, de outras cidades, de outros paises, de diferentes classes sociais, gente que nem gosta de frequentar os mesmo lugares vivendo juntas! eu não sei se o senhor sabe como é isso porque imagino que aí no Pólo Norte não deve ter muita gente além dos duendes que te ajudam a "fazer" os brinquedos, mas eu explico. Toda essa gente, senhor Noel, essa gente diferente que existe é obrigada a conviver toda junta às vezes sem se gostar, sabe? Todos os dias no trabalho ou no colégio os mesmos rostos.
Por esses e outros motivos gostaria de pedir um quite de sobrevivência para viver em sociedade, ou uma enciclopédia explicando como cada ser humano se comporta, ou quem sabe um dicionário de civilizações. O senhor tem mais opções.. deve haver também um tutorial de convívio mútuo, ou um manual de como lidar com patricinhas no colégio, ou com professores chatos de matemática sem perder a paciência!! Pode ser também um CD de aprenda dormindo a ser um cidadão correto e agradável, ou como lidar com fechadas no transito. Seria divertido ter um jogo de play 3 que ensinasse a você a respeitar quem nem sempre te respeita, se não for pedir muito.
Se o senhor for parar para pensar, Papai Noel, não sou a única que se encontra nessa situação, muitas e muitas pessoas que talvez nem sejam crianças gostariam de ganhar um presente assim. Não fique com peso na consciência de estar dando um presente de natal a um adulto, lembre que ele já foi criança um dia e que não pediu pra crescer.
Encerro aqui meus pedidos, de coração desejo um árduo e feliz natal.

Beijos de uma criança um pouco crescida, Nanda severo (:

3 comentários:

  1. Acho que entendi o sentido da sua carta, ou aquilo que te motivou a escreve-la...

    Espero que papai noel te atenda o/

    ResponderExcluir
  2. a forma como vc escreve é magnifica, Barbosa.
    o jeito com que você impõe seus sentimentos, seu jeito de ver o mundo, sem ser aquela coisa forçante, e vc mistura tudo isso com um toque de realidade social oprimida e pa.
    Enfim, ficou lindo, amei *-*

    e todo adulto tem uma criança dentro de si, encolhida e assustada com o mundo lá fora. mas a gente tem que cuidar dessa criança, talvez assim o mundo melhore, ou então papai noel nos dê esses presentes que você pediu na carta :')

    ResponderExcluir
  3. *o*
    to de cara, ta perfeito!

    ResponderExcluir

Já estou ansiosa para ler seu comentário, mesmo antes de você ter terminado! :D