segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Ciúme :S

De acordo com a psicóloga Ayala Pines, ciúme é "a reação complexa a uma ameaça perceptível a uma relação valiosa ou à sua qualidade.". Provoca o temor da perda e envolve sempre três ou mais pessoas, a pessoa que sente ciúmes - sujeito ativo do ciúme -, a pessoa de quem se sente ciúmes - sujeito passivo do ciúme - e a terceira ou terceiras pessoas que são o motivo dos ciúmes - pivô do ciúme.

Segundo a psicóloga clínica Mariagrazia Marini, esse sentimento apresenta caráter instintivo e natural, sendo também marcado pelo medo, real ou irreal, de se perder o amor da pessoa amada. O ciúme está relacionado com a falta de confiança no outro e/ou em si próprio e, quando é exagerado, pode tornar-se patológico e transformar-se em uma obsessão. (Wikipédia)

-

Ciúme: 1. estado emocional complexo que encolve um sentimento penoso provocado em relação a uma pessoa de que se pretende o amor exclusivo; receio de que o ente amado dedique seu afeto a outrem; zelo. 2. medo de perder alguma coisa. [...]
(Dicionário Houaiss)

-

Ah okay, digam alguma coisa que eu já não ouvi sobre o assunto. Ciumes em excesso faz mal. Hm.. okay. Quem é ciumento sabe que sentir ciúmes faz mal, mexe com o nosso organismo.. com a nossa mente O_O é tenso. u.u
Mês passado eu descobri que era uma pessoa ciumenta. Foi até engraçado porque eu parei e lembrei de como era quando eu estava na quarta série. Eu ouvia essas histórias, esses "casos de família" falando de gente ciumenta, que um cara estragava a sua vida e a vida de quem amava por causa de ciumes e tal, e não via sentido nisso. Como assim, uma pessoa pensa que tem posse da outra e começa a fazer essas barbaridades em nome do AMOR ?!?!
Hoje eu vejo que as coisas são um pouco mais complexas... apesar de ainda sim eu achar que as crianças sempre² tem razão.
O nosso problema; o MEU* problema é que as vezes eu acho que tenho "posse" das pessoas que amo. Que pelo fato de sempre fazer mais do que devia por alguém isso deveria ser reciproco, e eu realmente cobro tal coisa, não porque eu queira, é involuntário.. e daí eu acabo gerando muita expectativa, e não é a mesma coisa que o outro alguém quer, fala sério. Ninguém vive pra mim! As pessoas tem sua vida, sua liberdade, poxa! E porque que mesmo sabendo disso tudo, na hora eu perco a cabeça?? :'~

Será que isso realmente é amar? :S

3 comentários:

  1. por isso eu digo que ciumes é coisa do inferno! eu as vezes axo q eu sou meio possessiva nesse lance de ciumes, acabado falando/fazendo o que eu n devo! enfim CIUMES É UMA MERDA VEI :'/

    ResponderExcluir
  2. Sim, ciúmes é totalmente alheio ao amor... ciúmes dosado. Como diz minha avó, "tudo de mais é sobra!" e o ciúmes está nessa lista de TUDO. É bom sentir ciúmes e as vezes é até bom saber que a pessoa que ama sente ciúmes de você. Na minha amor, eu acho sexy! rsrs ;P

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Ah, acho que ciumes tem alguma relação com amor sim... Quer dizer, você não vai sentir ciumes de uma pessoa qualquer! E depois, é até estranho pensar que você tá com alguém que não sente o mínimo ciume de você. Acho que, como alguém disse ai, o problema tá no excesso.

    PS: A Nanda sente ciumes de mim, bgs o/

    ResponderExcluir

Já estou ansiosa para ler seu comentário, mesmo antes de você ter terminado! :D